FAQ Suporte e Assistência Portal do cliente Procurar
  1. Página inicial
  2. Atualidades
  3. Por que os transformadores de plástico escolhem os robôs de 5 eixos?

Por que os transformadores de plástico escolhem os robôs de 5 eixos?

Nov 25, 2014
Os transformadores de injeção plástica que escolheram a linha 5X Line da Sepro são unânimes: a rotação numérica confere aos robôs de 5 eixos a precisão e a flexibilidade necessárias para manipular peças tecnicamente complexas. Além disso, também é possível reduzir os custos operacionais e de manutenção e realizar operações mais precisas, com troca de moldes mais rápidas.   5Xrobots_graphic_500   Dois anos apóso lançamento dos robôs numéricos de 5 eixos na feira Fakuma 2012, a empresa francesa Sepro vê as vendas da linha 5X Line decolarem. Até o fim de 2014, a empresa especialista em robótica deve vender duas vezes mais robôs de 5 eixos do que no ano passado, e nove vezes mais do que em 2012. Esta é, portanto, a linha que cresce mais depressa entre aquelas que foram lançadas pela Sepro nos dois últimos anos.  

5X Line: a linha que cresce mais rapidamente entre os novos produtos

5xline_5x35

Como explicar o interesse pelos robôs de 5 eixos?

Jean-Michel Renaudeau, diretor geral da Sepro, nos explica essa constatação impressionante: ”Hoje em dia, para ter sucesso na indústria plástica, é preciso produzir peças complexas com qualidade excepcional, em ciclos curtos. Deve-se também realizar com frequência a troca de moldes, com a máxima redução possível dos períodos de inatividade. Sem esquecer que a atividade deve ser rentável, com o mínimo de funcionários qualificados. Até mesmo os transformadores de plástico que não reúnem essas condições atualmente admitem que esta é a direção que a indústria está tomando. Eles estão portanto mais propensos a investir na tecnologia que será necessária nos próximos anos. É isso que explica a demanda pelos robôs de 5 eixos.”
Projetada a partir de uma plataforma de robô cartesiano de 3 eixos standard, a linha 5X Line conta com um punho de rotação de 2 eixos servomotores, desenvolvido em parceria com a Stäubli Robotics. Ao contrário das rotações pneumáticas que permitem apenas 2 posições (0°-90º ou 0º-180º), as rotações da linha 5X podem ir de 0º a 180º e de 0º a 270º, não importa a posição programada. Na verdade, o servomotor possui um codificador de posição que detecta a localização exata do eixo de acionamento a qualquer momento. O controle do sistema integra os sinais de posicionamento de todos os servomotores dos 5 eixos. Assim, é possível detectar permanentemente o posicionamento espacial exato da garra. Dessa forma, o robô é capaz de realizar trajetórias complexas, utilizando os seus eixos de maneira muito precisa e com repetibilidade perfeita.

Os clientes que instalaram os robôs da linha 5X da Sepro nos dois últimos anos confirmam que várias funcionalidades específicas pesaram na sua escolha:

  • A precisão de pega no molde e o depósito nos periféricos na sequencia:sepro_5x-35_rotationcote
Ao contrário do que ocorre na rotação pneumática, a rotação numérica da linha 5X é capaz de pegar as peças em qualquer ângulo e colocá-las em esteiras transportadoras ou em dispositivos de reorientação, mesmo que eles não estejam no sentido habitual. Uma garra pode ser projetada para realizar a mesma tarefa, mas com um custo alto, consumindo mais tempo e exigindo manutenção frequente. Com uma rotação numérica, é possível obter essa flexibilidade através de uma simples programação.
  • Adaptabilidade a diferentes moldes e máquinas:
Muitas vezes, os transformadores de peças de injeção plástica devem instalar um molde que não foi especialmente projetado para eles ou montar um molde em várias máquinas de injeção para otimizar o planejamento de produção. A regulagem correta das rotações pneumáticas ou da garra pode ser complicada e requer que pessoal qualificado realize os ajustes mecânicos. Graças ao comando numérico, basta ajustar as diferentes posições das rotações inserindo os valores no comando.
  • Múltiplos deslocamentos dos dispositivos servocontrolados
Caso seja necessário retirar uma peça complexa num molde estreito, posicionar insertos rapidamente e com precisão ou direcionar uma peça para flamagem, os clientes confirmam que os movimentos da rotação, pequenos e precisos, em sincronia com o resto do robô, realmente agregam valor.
  • Operação limpa:
O punho de rotação Sepro-Stäubli, junto com os seus servomotores, constituem uma estrutura fechada, à prova d’água e limpa. Os robôs da linha 5X Line atendem portanto perfeitamente às aplicações médicas ou outros tipos de aplicação que não tolerem contaminação por partículas (resultantes do desgaste da correia de transmissão, por exemplo) ou lubrificantes.
  • Confiabilidade e repetibilidade:
A precisão numérica dos servomotores, dotados de sinais de posicionamento integrados, que não necessitam de nenhum tipo de manutenção, tem mostrado o seu valor há vários anos. Pelo contrário, a velocidade e a reatividade das unidades pneumáticas podem ser afetadas pela temperatura ambiente, contaminação ou fugas. E elas necessitam de manutenção mais frequente.Pendant_Visual3_détouré
  • Velocidade cartesiana e simplicidade:
A maioria das operações de manipulação de peças complexas mencionadas anteriormente eram atribuídas aos robôs poliarticulados de seis eixos. Por ser cartesiano (ou linear), um robô 5X pode naturalmente efetuar uma intervenção mais rápida no molde associando ao mesmo temposua flexibilidade multieixos graças ao seu punho articulado. As regulagens das operações são muito intuitivas e a programação foi pensada para responder às necessidades específicas da moldagem por injeção.    
A concepção do punho Stäubli foi testada e padronizada. Como Jean-Michel Renaudeau observa: este produto se torna mais acessível a cada dia. ”Obviamente, a linha 5X é mais cara do que a linha de robôs polivalentes Success ou do que a linha mais tecnológica S5 Line, aliás, a partir da qual os robôs 5X foram desenvolvidos. No entanto, os nossos clientes consideram a compra como um investimento a longo prazo, que vai trazer frutos por meio dos ganhos de produtividade, aumento de qualidade e consequente redução dos custos operacionais. Na verdade, grande parte dos robôs da linha 5X Line que vendemos são utilizados para aplicações que poderiam facilmente ser realizadas por um dos nossos robôs de 3 eixos. Porém, esses clientes procuram se antecipar, pois sabem que em breve precisarão de robôs mais flexíveis e dotados de funcionalidades mais avançadas no que se refere à manipulação de peças. É por isso que eles investem agora nesses robôs de alto desempenho. E é também por essa razão que acreditamos que o interesse nesses robôs de 5 eixos vai continuar a crescer.”
 
Baixar

Fique conetado

Receba mensalmente um resumo de nossas notícias e nossos eventos